segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A denominação

Uma pergunta que me fazem com frequência: Presbi... o que mesmo ?
"Presbisteriana", "pesbiteriana", e por ai vai, RECONHEÇO -  é um nome estranho e que não diz nada em si mesmo para o povo em geral.
Então vamos lá :
1 - Presbiteriana não é nome de igreja em si mesmo, mas O SISTEMA DE GOVERNO ADOTADO, ou seja, a igreja que é governada por presbíteros eleitos(escolhidos) pelos membros da igreja. Apesar que hoje em dia tem igreja que colocam  "presbiteriana"  em seu nome mas o sistema de governo é mais para episcopal ( ou outro) do que presbiteriano mesmo.
2 - Igreja também não é nome de igreja, ai sim, é uma nomenclatura que auxilia a saber que pelo menos aquela instituição que trata de assuntos religiosos, pelo menos nunca encontrei alguém com dúvida neste sentido.
3 - IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - ai sim, trata-se de uma denominação, devidamente registrada em cartório, registrada também na receita federal ( possui personalidade jurídica , famoso CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), sendo que só pode existir uma com esse nome.
Esta é a primeira denominação a se estabelecer no Brasil ( 12/08/1859) com autorização do império e para pregar para brasileiros (completou 150 anos!), justiça seja feita, já havia no Brasil, no Rio de Janeiro missionários estrangeiros para cuidar dos seus patriotas, dentre eles o Dr. Kaley, da Igreja Congregacional!
Como a denominação é uma "federação" de igrejas, caso esteja na dúvida pergunte a qual denominação ela é "filiada", mas em muitas já é possível a identificação pela "sarça" (logomarca) da denominação na placa, muro ou impressos .
DICA: Procuro sempre colocar uma placa, pintar o murro, ou algo semelhante que permita ao povo em geral identificar a denominação e na medida no possível algo que deixe claro (pelo menos em tese) a nossa fé, por exemplo: A Bíblia Sagrada - nossa única regra de fé e prática, Jesus Cristo  - único Senhor e Salvador!
Deus ajude nossa denominação e ser sempre verdadeiramente igreja de Cristo neste mundo e viver intensamente o seus mandamentos e honrar a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário