sábado, 22 de maio de 2010

DIA DE PENTECOSTES - festa também presbiteriana!

Desde de minha conversão vejo presbiterianos divididos num assunto, ao meu ver, tão simples, e as vezes, por má compreensão de ambas as partes, esta data tão importante do cristianismo fica no esquecimento em nossas Igrejas, ou quando muito, faz-se uma breve referência.
Como já estive quase nos dois extremos, presbitencostalizado e depois presbiultraconservadorizado, de um lado tudo era "fogo", do outro "nem fosforo podia riscar", que confusão, até que o Rev. Rubens Osório, a quem tenho grande apreço, sentou com estes que vos fala, e explicou o pentecostes numa perspectiva que não somente me convenceu, mas tranquilizou e firmou ainda mais meu passos na Palavra de Deus. Um evento sobre a Igreja do Senhor, muito mais do que sobre indivíduos!!!
O evento PENTECOSTES não é de igrejas pentecostais, é da Igreja do Senhor Jesus Cristo, segundo o cumprimento profético, muito bem esclarecido por Pedro, vejamos o texto em Atos dos Apostolos, cap. 2:

"14 Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.
15  Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia.
16  Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: 17  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18  até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. 19  Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. 20  O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. 21  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.(...) 37  Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38  Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39  Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. 40  Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (grifo nosso)
  Não pretendo aqui fazer um estudo exaustivo sobre o evento e seus feitos correlatos, mas sim e tão somente, MOTIVAR que se comemore esta tão importante data do Cristianismo que, a bem da verdade, sem o cumprimento da promessa, talvez nem eu estivesse escrevendo e nem você lendo estas linhas!
"MAS A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL é tradicional, não comemora o Pentecostes!!!!" Quem disse isto !?!?!?
Só para tranquilizar o seu coração e livrar você e outros tantos da "inquisição" impostas pelos "pseudo" conservadores ou dos "nois tem unção vocês num tem!", pois de fato  ambos "não são", se fossem observariam as decisões da Igreja e mais ainda, as Escrituras:

(as publicações do Supremo Concílio são o posicionamento oficial da IPB)
CE-95-124 - Doc. CVIII - Quanto ao Doc. 114 - Pastoral da Comissão de Liturgia à Igrejas e pastores sob liturgia na IPB - Aprovado em seus termos: "O Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, ciente da diversidade cultural e social que a caracteriza, e apreensivo quanto as tendências polarizantes que podem acontecer em contextos assim, resolve enviar à toda Igreja, mas principalmente aos pastores, a seguinte CARTA PASTORAL. O SC reitera a Constituição afirmando que é função privativa do Ministro do Evangelho "Orientar e supervisionar a liturgia na Igreja de que é pastor". Entretanto salienta que tal liturgia deve ser feita dentro de determinados parâmetros que estão implícitos ou explícitos nas Sagradas Escrituras em nossos Símbolos de Fé e em nossa praxe. Tais parâmetros não podem ser omitidos quando a liturgia estiver sendo elaborada ou praticada: 1) A Teocentricidade do culto. (...) 2) As festas religiosas. A comemoração das festividades religiosas não deve ser esquecida. Corremos o risco de passar a nossas ovelhas uma imagem "espiritualizada" dos eventos históricos do cristianismo. Podemos datar alguns deles com grande precisão e podemos ver a Igreja Cristã comemorando alguns deste eventos deste o período apostólico. Devemos relembrar que o cristianismo está assentado em bases históricas. Tão históricas que possuem data de aniversário. Festas como Natal, Páscoa, Ascensão e Pentecostes foram sempre comemoradas pela cristandade (Embora não saibamos com certeza a verdadeira data do Natal, podemos calcular, entretanto, as datas da Páscoa, daAscensão e do Pentecostes. É lamentável a Igreja lembrar-se de efemérides comuns e esquecer-se de datas tão importantes para nossa fé;(...)" ( grifo nosso)
Evidente que temos a nossa forma de culto a Deus e de modo algum vamos nesta data "imitar" as igrejas pentecostais - (denominações), não dá; agora simplesmente ignorar como se não tivesse importância, ou fosse menos importante que o Natal, a Paixão, a Pascoa é no mínimo desconhecimento da Palavra de Deus. Comemorar 500 anos do nascimento de Calvino e deixar de lado o dia de Pentecostes e pra lá de ridículo, absurdo, beirando a "apostasia" da Palavra.
Como calcular a data - são 50 dias após a páscoa, mas se tiver dificuldade, tem até sites e sistemas que ajudam no cálculo ( exemplo: http://www.arlindo-correia.com/160101.html  )
Enfim, prestem culto a Deus e rendam graças ao SENHOR que sempre cumpre o que promete!
PAZ - em Cristo!

2 comentários:

  1. Olá Rev. Hélio!

    Parabéns pela proposta e conteúdo do seu blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer também o meu espaço na blogosfera. Se desejar também segui-lo, será uma honra, e seus comentários serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  2. Olá, PAZ em Jesus Cristo!
    Seja bem-vindo e bem-indo ou como diz a Palavra de Deus...
    Salmos 121:8 "O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre."
    Ah! Agradeço tuas palavras e já acrescentei teu blog também...
    Um abraço!
    PAZ - só em Jesus!

    ResponderExcluir