segunda-feira, 21 de junho de 2010

MANUAL PRESBITERIANO

Como estamos em época de Copa do Mundo de Futebol e aproveitando da linguagem bem popular do meio futebolístico poderia dizer que o MANUAL PRESBITERIANO seria as "regras do jogo". Pense comigo, uma igreja escolhe seus presbíteros, pastor(es) e ao se reunirem cada um decide fazer como bem entender, uma fala uma coisa, o outro uma totalmente oposta e isto ao mesmo tempo; ou pior ainda, por desafetos pessoais um lider decide disciplinar um membro segundo o seu parecer!!! Absurdo ? Também acho, mas para evitar essas e outras coisas é necessário ter um padrão a ser seguido ( regras) de forma clara e que auxilie no bom andamento e condução da igreja!
As regras não são necessariamente ruins ou um entrave burocrático, pelo contrário, tudo neste vida tem uma ordem, costumo dizer que o nosso DEUS é extremamente organizado até mesmo naquilo que eu não entendo pela sua lógica humana.
Olhando para a realidade que eu conheço das igrejas presbiterianas (do Brasil - IPB) vejo uma necessidade urgente de instruir a respeito do uso das regras e agir conforme elas determinam, não somente para que o Presbitério não "meta a caneta" (corrigir procedimentos e atos errados) nas atas da igrejas, mas para que a igreja realmente flua rumo a vontade Deus.
Estou decidido a produzir uma video-curso sobre esse tema, mas com uma linguagem bem simples, utilizando-se de exemplos práticas com vistas a auxiliar os amados presbíteros, pastores (ou a quem interessar) que necessitam conhecer melhor as regras que conduzem a IPB. Pretendo fazer tanto em vídeo como escrito e em vários níveis, começando pelo básico, intermediário e avançado, aprofundando alguns assuntos e chegando a tratar daqueles que são quase raros.
Convido você irmão pastor, presbítero, membro ou visitante deste blog, que tiver alguma dúvida ou sugestão, envie-me por favor, o email de contato esta no "vizualizar o perfil completo ", ou mesmo como comentário aqui no blog.
Pode fazer o download (baixar e guardar contigo) do Manual Presbiteriano deste link:
http://www.4shared.com/document/M4Yr1DHy/Manual_Presbiteriano.html?
Deus me/nos abençoe e ajude!

5 comentários:

  1. Bom dia! Tenho muitas duvidas sobre nosso manual. E muitas vezes não entendo nada,rs. Gostaria sim de assistir este video.

    ResponderExcluir
  2. A Graça e a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Tenho muito interesse nesta vídeo aula. Como muitos dos membros presbiteriano não tenho conhecimento sobre o assunto e me interessa muito.
    Sds,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ir. Daniel,
      Infelizmente estou em "falta" com esse espaço, havia criado para escrever mais regularmente, mas ando meio sem tempo devido diversas tarefas na igreja local, mas quero ainda publicar o restante dos vídeos. Então peço que aguarde ou - tendo qualquer dúvida, escreve e - se possível - responderei!
      Há sempre PAZ em Jesus - o Cristo!

      Excluir
  3. Graça e paz! Em um conselho local o vice presidente é um presbitero. Se no caso do pastor efetivo pedir licença, o pastor auxiliar poderá ser presidente do conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz em Cristo.
      É uma pergunta muito pertinente, vamos lá:
      1 - O Conselho diferencia-se das demais associações com presidente e vice-presidente, por que o Conselho quase sempre deverá ser presidido por um pastor, veja o art. 78 da CI-IPB: " Art.78 - O pastor é o presidente do Conselho que, em casos de urgência, poderá funcionar sem ser presidido por um ministro, quando não se tratar de admissão, transferência ou disciplina de membros; sempre, porém, ad-referendum do Conselho, na sua primeira reunião.
      § 1º - O pastor poderá convidar outro ministro para presidir o Conselho; caso não possa fazê-lo por ausência ou impedimento, o vice-presidente deverá convidar outro ministro para presidi-lo, de preferência ministro do mesmo Presbitério e, na falta deste, qualquer outro da Igreja Presbiteriana do Brasil.
      § 2º - Quando não for possível encontrar ministro que presida o Conselho, cabe ao vice-presidente convocá-lo e assumir a presidência sempre ad-referendum da primeira reunião.
      § 3º - Havendo mais de um pastor, a presidência será alternada, salvo outro impedimento; se todos estiverem presentes, o que não presidir terá direito a voto."
      OU SEJA, sim o pastor auxiliar como presidir o Conselho, e no caso de licença do pastor efetivo, deve ser encaminhado comunicado ao Presbitério solicitando a designação de pastor efetivo e nada mais natural de designarem o pastor auxiliar até proxima reunião ordinária.
      Deus abençoe

      Excluir