terça-feira, 18 de maio de 2010

SC-2010 - Doc. 094 - Curso p/ Presbíteros Regentes

Esse é um dos documentos que só pelo título já merece meu apreço "Proposta de Curso de preparação Teológico-Administrativa de Presbíteros Regentes"  e explico porque:
Por vários locais onde tive oportunidade de "explicar" o Presbiterianismo da IPB ( fazia isto com frequência no presbitério anterior!) vi a mesma coisa - a grande maioria dos presbíteros regentes com pouco ou nenhum conhecimento do que realmente envolve esse ofício, alguns desconhecendo quase que totalmente a Constituição da IPB, ou indo contra a sua Doutrina e sem argumento algum; foram tantas as vezes que nem dá para relatar. Ah! E não pense que foi somente "láaaa" no Mato Grosso, no estado de São Paulo, Minas, Goias; até em reunões do Supremo Concílio encontrei "gente" que nem sabe direito o que está fazendo alí (Regimento Interno do SC, etc.).
Está não é uma crítica ao amados presbíteros e sim a nos "pastores" que como docentes da Igreja deixamos de ensinar ( inclusive eu -algumas vezes!Já reconheci e tenho me corrigido neste aspecto.) previamente os "prováveis" lideres sobre o que dele irá ser requerido e necessário para o bom desempenho "bíblico" de suas funções e também do Presbiterianismo nosso.
 A vantagem de um curso feito pela IPB e a padronização do que vai ser ensinado e acaba com aquela "picuinha"(de alguns lideres e locais) de parecer que o pastor quer por "redia" no presbítero regente para andar conforme "ele" deseja.
Já existe um curso (sequência de palestras por vários autores) feito pela SE-SC-IPB que eu baixei e assisti quase todos ( falta um 3 ou 4  pronto! assisti o restante!Repito: muito bom!) é que achei de boa qualidade, ainda que cansativo para assistir de uma vez (não recomendo fazer isto!); como proposta de curso que é, assistindo 1 hora por semana ( mais ou menos) em dois meses conclui-se. Mas para melhor fixação seria interessante promover uma interação entre os ouvintes sobre o que foi ministrado e e esclarecer possíveis dúvidas. Entendo que poderia ser acrescida uma ou mais palestras especificamente sobre o Manual Presbiteriano ( CI, CD, PL, etc.) e do MUSI(manual unificado das Socied. Internas), pelo menos indicando os caminhos de onde achar cada coisa - (mostrar as avenidas que as ruas eles acham sozinhos!).
Ah! São 14 vídeos, com palestras ministradas pelo Presb. Solano Portela, Rev. Alderi Santos, Rev. Augustus Nicodemus, Rev. Claudio Marra, Rev. Heber Campos, Rev. Ludgero Morais e Rev. Mauro Meister,  TOTAL : 9:50 h..
O link é esse : Video Curso p/ Presbítero Regente - SE-SC-IPB
Estou pensando  (ufá, fiz! Deu 63 videos de no max. 10min. p/ o youtube!) em editar ( dividir) os vídeos e publicar no youtube colocando links aqui ( Canal no Youtube com o Video Curso Completo! ), e quem sabe acrescentando alguns que acredito serem proveitosos, inclusive sobre o Manual Presbiteriano e MUSI que pretendo produzir. Ah! E porque não fazer um também para o diaconos!?!
A proposta (doc.94) é mais "forte" colocando como pre-requisito para a eleição de presbíteros regentes, contudo para que tenha força de lei - deverá ser em forma de emenda ( ai já sabe que a coisa é demorada), ou produzir o curso e ficar a título de recomendação aos concílios! (Não podendo vetar - só por este motivo, os que não fizerem!)
Enfim, concordo e acredito que vai ser uma grande bênção para as Igrejas e principalmente para os presbiteros antigos, novos  e os que almejam o prebiterato.
Deus nos ajude e abençoe! 
Veja a proposta :




2 comentários:

  1. Iniciativa excelente. Aliás, está há muito atrasada! A IPI já tem há anos material próprio e cursos para a formação de oficiais (curioso notar que o livro-texto da IPI para a formação de diáconos/isas dá mais que o dobro do conteúdo do livro-texto para presbíteros/as).

    Espero eu que essa medida passe e que possamos contar em alguns anos com um corpo de presbíteros regentes de melhor qualidade nos concílios, que se sintam aptos a ser mais do que meros ouvintes e levantadores de mão nos plenários.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, hoje ainda não existe a obrigatoriedade de um curso, a CI-IPB simplesmente fala que "depois de instruidos", mas aí pode ser a leitura do Manual Presb. ou qualquer coisa relacionada. Se aprovado o documento, tornará obrigatório o preparo, e que, mesmo sendo o básico, ajudaria e muito as igrejas.
    Quanto a IPI tenho acompanho os avanços em diversas áreas, inclusive baixei alguns documentos do site dela para ler com calma, como santa ceia para crianças, aceitação batismo trinitário - independente do ministrante; tem coisas bem interessantes. a própria questão de diaconisas!
    A IPB é muito lenta quando se trata de coisas que mexem com a Constituição (CI-IPB) por isso acredito que seria hora de uma ASSEMB. CONSTITUINTE até para atualizá-la a nova época que vivemos, meios de comunicação; talvez não precise-se alterar o conteúdo central e sim os acessórios que ali constam e que "travam" demais algumas coisas, por exemplo, um SC com mais 1000 pessoas (é o que se espera para esse ano) e de 4 em 4 anos! Imagina plenário com esse tanto de gente!?
    Mas valeu irmão, ore por nós!
    PAZ em Cristo - Nosso Senhor!

    ResponderExcluir