Espero colaborar para o bom andamento da tesouraria em sua igreja.
Fique a vontade para copiar, alterar e/ou adaptar a sua realidade; só recordando sempre que existe o básico que é constituicional e este nunca poderá faltar, como por exemplo, prestação de contas trimestral a Comissão de Exame de Contas!
Há sempre PAZ em Cristo!
(Obs: aqui o link onde poderá baixar um modelo de relatório de arrecadação:
http://www.4shared.com/document/ITPZ44ti/modelo_de_relatrio_de_arrecada.html
aguarde os 20 seg. e aparecerá um link é só clicar e efetuar o donwload!)
ROTINAS BÁSICAS DA TESOURARIA
DE UMA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
(aplica-se também a Pontos de Pregação e Congregações)
1 – Receber dos Diáconos os valores arrecadados a título de dízimos, ofertas e ofertas vinculadas; CONFERIR e emitir recibo ou visto para arquivo da junta diaconal em formulários próprio.
OBS.: Em locais onde não houver diáconos poderá a tesouraria realizar a contagem e registros dos valores cfe. acima sempre que possível na presença de uma ou duas testemunhas, membros comungantes da igreja, que deverão assinar o controle juntamente com a tesouraria, testificando e dando assim transparência do montante arrecadado.
2 – Realizar os pagamentos determinados pelo Pastor e/ou Responsável, sempre conforme orçamento prévio aprovado pelo Conselho; lembrando que para qualquer saída do caixa deverá haver um comprovante contábil válido (Exemplo: Nota Fiscal, Recibo, Boleto Bancário, etc. ; devidamente preenchido em nome da Igreja responsável pelo trabalho).
3- Manter rigorosamente em dia o controle do movimento devidamente registrado em LIVRO CAIXA, manuscrito ou por meio eletrônico, de tal maneira que a qualquer tempo que solicitado possa ser conferido os valores disponíveis com os registros de entradas, saídas e saldo;
4 – Depositar em conta bancária determinada pelo Conselho os valores arrecadados em no máximo dois dias úteis, arquivando os devidos comprovantes de depósito para conferência com o extrato bancário verificando assim seu efetivo crédito ( quando feito em caixas eletrônicos ou mesmo quando direto no caixa este será usado pela Comissão de Exame de Contas para Conferência do arrecadado x depositado)
5 – Caso o Conselho autorize expressamente, poderá ser mantido um caixa em dinheiro limitado a uma pequena quantia para pagamentos de despesas de um valor mais baixo;
6 – Os Cheques deverão ser feito sempre com cópia(Ex. cópia de cheques padrão vendida em papelarias do ramo ou mesmo feito a carbono e folha em branco), de forma que haja uma transcrição exata do seu preenchimento e destino e anexa a essa cópia os respectivos comprovantes;
7 – Realizar mensalmente fechamento do caixa, o balancete agrupado por contas cfe. o orçamento e deixá-lo disponíveis à conferência, sendo obrigatório o seu envio a Comissão de Exame de Contas da Tesouraria, nomeada pelo Conselho, a cada três meses, juntamente com todos os comprovantes que permitam verificar a exatidão de todos os lançamentos ( fazer recibo de entrega quanto do ato); esta Comissão por sua vez tem até três meses para prestar relatório ao Conselho, aprovando as contas com o sem ressalvas e ainda, reprovando ou emitindo parecer de ajustes de rotinas para melhor andamento da tesouraria.
8 – A pessoa responsável pela tesouraria é também plenamente responsável pelos valores monetários sob sua tutela, podendo inclusive responder com seus próprios bens pelas importâncias sob sua guarda; daí o respectivo cuidado e atenção ao cumprimento dessas orientações que VISAM AUXILIAR A TESOURARIA EM SUA NOBRE TAREFA de cuidar do dinheiro consagrado ao SENHOR DEUS bem como manter o nome da Igreja realizando os pagamentos em dia.
Fraternalmente, no temor de Cristo,
Jales-SP, 16 de Janeiro de 2011.
Secretário do Conselho e Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana de Jales
Amado Pastor
ResponderExcluirO trabalho que o senhor vem desenvolvendo neste blog tem sido de muita valia. Parabéns.
Aproveito para lhe pedir um modelo de formulário que os diáconos utilizam para registrar as ofertas/dízimos.
Pr Manoel - SP - SP
Dúvida, onde fala da obrigatoriedade de Colocar em quadro visível aos membros as receitas e despesas ?
ResponderExcluirObrigado.
Não fala em lugar algum.
ExcluirAlgumas igrejas fazem isto, contudo não e norma na IPB, não está nos estatutos nem na CI-IPB.
Há sempre PAZ em Jesus - o Cristo
Querido Reverendo... Existe uma instrução ou relação das rotinas básicas do Secretário do Conselho? Deus continue abençoando o irmão.
ResponderExcluirBom dia. Paz em Cristo.
ExcluirBoa pergunta! Deve existir, mas eu mesmo ainda não fiz, fica a dica e vou providênciar tipo um roteiro das principais atividades. Contudo vai depender muito se a igreja tem ou não uma secretaria (eficiente!), pois neste caso, várias atividades que seriam do Secretário serão realizadas ali.
O minimno seria:
1 - Elaborar as Atas do Conselho;
2 - Emitir as cartas de transferências e comunicações oficiais da igreja;
3 - O rol de membros ainda que seja tarefa de TODO Conselho, está quase sempre está vinculada ao Secretário pois lida com os registro de entradas e saídas de membros.
Em síntese é isto.
Saudações Fraternas
Há sempre PAZ em Jesus - o Cristo!
Sempre que o tesoureiro for fazer uma compra, ela deve ser aprovada pelo Conselho ? Ou ele tem a autonomia de comprar ? Ex.: pratos para a bateria da igreja
ResponderExcluirOlá irmão Diego, Paz em Cristo.
ExcluirMUITO boa tua pergunta e já várias vezes respondi a mesma pessoalmente e até por emails.
As IPB de um modo geral estão sob o cuidado administrativo de um Conselho que anualmente elabora um orçamento e posteriormente acompanha sua gestão.
O gestor deste é o presidente do Conselho, ou alguém determinado por este concílio ( já vi casos que a igreja tem um secretário executivo, ou um gestor de tempo integral), contudo, sempre debaixo da supervisão e responsabilidade do Pastor que for presidente do Conselho, que é o responsável juridicamente pela a igreja.
DIANTE disto e respondendo tua pergunta:
O tesoureiro não deveria fazer compra algum sem que respectiva verba orçamentária esteja aprovada no orçamento anual, ou ainda, se não estiver, com aprovação do Conselho.
O tesoureiro não tem autonomia para comprar - por exemplo - pratos para a bateria - não por desconfiança, nada disto, e que TODA movimentação financeira da igreja so pode acontecer com a assinatura do tesoureiro e do pastor, que - salvo exceções - e o gestor do orçamento.
OU seja, convem sempre falar com o pastor e este - se for o caso, levar até o Conselho o pedido quando não houver verba votada para aquele vim. ( AH, e mesmo que conste no orçamento, precisa ainda ver se há disponibilidade real frente as demandas prioritária da igreja - ex. agua, luz, alguel, etc.)
Deus abençoe.
Há sempre PAZ em Jesus - o Cristo!
Boa tarde pastor!
ResponderExcluirJá procurei na CI/IPB, normas de como examinar o livro caixa da tesouraria.
Não encontrei nada falando de termo de abertura, encerramento e nem em relação a rasuras e correção.
Fique na Paz.