segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Siglas e Vocabulários

Siglas, abreviaturas costumeiras e expressões que são populares em nosso meio mas que não são compreendida por quem está visitando ou achegando-se a nosso convívio:

C.D. ou CD-IPB: Código de Disciplina – Conjunto de normas que regulamentos todo o procedimento com a intenção de corrigir possíveis pecados ou desvios tantos dos membros como de organizações da denominação.

CI/IPB:  Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil: Como a nossa igreja é uma “federação de igrejas locais” é necessário uma conjuntos de regras e princípios que vão estabelecer essa relação, por exemplo, seus propósito, sua forma de administração, como será o processo para estabelecer vínculo nos diversos níveis ( membresia de uma igreja local, hierarquia na igreja, relacionamento entre igrejas em termos regionais, etc.). São 154 artigos que estão em vigor desde 31 de outubro de 1950.

Diac.:  Diácono –  O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente: a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos; b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados
ao serviço divino; d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.” (art. 53 da CI/IPB)

I.P.B./IPB: Igreja Presbiteriana do Brasil – Abreviação para o nome completa da denominação. Note que podem existem outras instituições que possam usar a mesma sigla e não se referem a nossa igreja, exemplo disto é uma simples pesquisa na rede mundial de computadores ( internet);

MANUAL PRESBITERIANO: Livreto publicado pela Igreja Presbiteriana no Brasil onde consta: I - Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil – Preâmbulo, II - Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, III  - Código de Disciplina , IV - Preâmbulo  - Princípios de Liturgia, V - Estatutos da Igreja Presbiteriana do Brasil, VI - Regimento Interno do Supremo Concílio, VII – Regimento Interno da Comissão Executiva do Supremo Concílio,  VIII - Modelo de Regimento Interno para os Sínodos, IX- Modelo de Estatutos para o Presbitério, X — Modelo de Regimento Interno para os Presbitérios, XI — Informações do Presbitério à Secretaria Executiva do Supremo Concílio, XII- Modelo de Estatutos para uma Igreja Local, XIII - Modelo de Regimento Interno para a Junta Diaconal, XIV -Livro de Atas dos Concílios, Manual para confecção de Atas Eletrônicas, Siglas e  Presbitérios. Este Manual pode ser comprado no site : www.editoraculturacrista.com.br ou ainda, baixar o arquivo para o seu computador pelo site: http://www.ipb.org.br/download/manual_presbiteriano.pdf  .


Concílio: Os Concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil são assembléias (reuniões realizadas em tempo determinado ou conforme convocação específica) constituídas de ministros(presbíteros docentes  e presbíteros regentes. Existem na IPB os seguintes Concílios:
O Conselho, que exerce jurisdição sobre a Igreja local;
O Presbitério, que exerce jurisdição sobre os ministros e conselhos de determinada região;
O Sínodo, que exerce jurisdição sobre três ou mais Presbitérios;
O Supremo Concílio, que exerce jurisdição sobre todos os Concílios.

Presbitério siglas : PRVT – Presbitério de Votuporanga, a ênfase aqui é que cada região que envolve uma determinada quantidade de igreja numa determinada área geográfica leva o nome de PRESBITÉRIO e é instituída uma sigla com 04(quatro) letras que venha a defini-lo. Outros exemplos: PBCA = Presbitério de Cuiabá, PRAF= Presbitério de Alta Floresta.

Pr.: Pastor. Sigla que define o presbítero docente, que dedicada ao ensino, e  devidamente ordenado é responsável por um determinado rebanho.

Presb.: Presbítero. Quase sempre esta sigla se refere ao presbítero regente que “é o representante imediato do povo, por este eleito e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor, exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da Igreja a que pertencer, bem como pelos interesses da Igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado.” (art.50 CI/IPB)

Rev.:  Reverendo. Forma de tratamento concedida ao líder religioso, muito comum nas igrejas de origem reformada, de forma bem simples, todo pastor é um reverendo, mas nem todo reverendo é um pastor, pois este último pressupõe que esteja cuidando oficialmente de um rebanho ( vidas sob seu cuidado)

S.A.F.:  Sociedade Auxiliadora Feminina.
U.C.P. : União Presbiteriana de Crianças.
U.M.P. : União de Mocidade Presbiteriana.
U.P.A.: União Presbiteriana de Adolescentes.
U.P.H.: União Presbiteriana de Homens.

20 comentários:

  1. Gostaria de saber as siglas do nome de evangelista ou abreveatura do nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O normal na IPB é Evang. ou em alguns casos já vi usarem Ev.. Prefiro o primeiro. PAZ

      Excluir
  2. Quando um conselho tem 4 presbiteros e 1 pastor ele nao está incorreto? Pois assim em uma votação o Pastor poderia decidir, estou fazendo a pergunta pois o manual fala que o conselho composto por pastor e presbiteros administram a igreja dando o entender que nao possa ter espaço para que o pastor resolva e se houver empate em votação não deveria ser decidido em assembleia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Desculpe a demora em responder.
      Repare que já existe parecer da IPB sobre o assunto:
      CE - 1970 - DOC. LX: Consulta Sobre Voto de Desempate - Doc. LVII - Quanto ao Doc. 57, consulta sobre voto desempate pelo presidentes de concílios, a CE-SC/IPB: 1) Considerando que tem direito a voto todos os membros efetivos (Art. 26 do RI dos sínodos); 2) Considerando que o Presidente de um concílio é seu membro efetivo; 3) Considerando que compete ao Presidente de um concílio “dar o seu voto nos casos de empate” (Art. 8º, letra “l” do RI/SC, idem do RI dos sínodos; idem, do RI dos Presbitérios), a CE-SC/IPB resolve: Reconhecer ao Presidente de um concílio o direito de dar o seu voto nos casos de empate, independentemente do seu direito de votar também como membro efetivo do seu concílio."
      Ou seja, o presidente do Concílio tem o direito de votar como membro dele e também de desempatar quaisquer matérias; CONTUDO, em caso que eu presidia e que chegou neste ponto; preferi algumas vezes de deixar a matéria sobre a mesa para refletirmos melhor, inclusive eu, rogando a direção do SENHOR para qual é de fato a decisão coerente com a vontade revelada de Deus - sua bendita Palavra.
      Há sempre PAZ em Jesus - o Cristo

      Excluir
  3. Bom dia Pr. Hélio Francisco gostaria de saber como a sigla para Evangelista? por favor

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Agradecemos, estamos aqui para servir. Deus te abençoe

      Excluir
  5. Gostaria de saber se existe uma abreviação de Congregação Presbiteriana

    ResponderExcluir
  6. Olá... desejo saber a sigla PL que vejo com frequência no Manual... agradeço.

    ResponderExcluir
  7. O que seria as siglas " RE" e RO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RE : reunião extraordinária
      RO : reunião ordinária

      Excluir
  8. Olá... Gostaria de saber se tem sigla para Obreiro.

    ResponderExcluir