sexta-feira, 30 de abril de 2010

Supremo Concílio 2010 - documentos que serão tratados

Olá a todos, Paz em Cristo Jesus Nosso Senhor Salvador,
Para os que não sabem do que se trata estou me referindo a reunião maior de nossa denominação que ocorre de 4 em 4 anos (reunião ordinária) e acontecerá na I.P. de Curitiba, na capital do estado do Paraná entre 11 a 17 de Julho de 2010.
Dia 26 de abril os documentos que serão tratados foram colocados a disposição "on line" através de um sistema desenvolvimento para esse fim chamado "Icalvinus" e como fui escolhido pelo Presbitério como um dos representante (deputado) iniciei a leitura dos mesmos.
IMPRESSÃO INICIAL:
Excelente "inovação", é muito ruim votar documentos conhecendo somente parte (resumo) do mesmo, com isto todos QUE QUISEREM E SE ESFORÇAREM poderão ler, analisar, já prepararem (se for o caso) suas emendas, substitutivos, e ANOTAR aqueles que desejam acompanhar mais de perto.
Este será o 3º. SC que irei participar (se assim o Senhor Deus permitir) e já estou gostando da organização!
PEDIDOS DE JUBILAÇÃO - geralmente são pontos pacíficos, não havendo grandes "debates", fora os costumeiros erros dos presbitérios que não enviam as informações devidas, coisa e tal. Toda vez  sempre tem "alguns" que até parecem desconhecer a Constituição da IPB.
EMENDAS A CONSTITUIÇÃO - Ahhhh! Essas sempre aparecem também, algumas "polêmicas" outras nem tanto, entrará novamente pedido de emenda para que se posso eleger "diaconisas"(doc.15); sobre dízimos aos Supremo Concílio (doc.22) e por ai vai. (ainda não li todos, aguarde!)
Desejo ressaltar o teor de alguns como por exemplo, este último, de alteração das remessas dos dízimos dos dízimos ao SC:
1 - Que tem diversas igrejas que não mandam e ninguém faz nada, alguns por que "nem se importam" outras casos porque não tem coragem de "peitar"(no sentido conciliar da palavra) aquelas grandes que simplesmente não mandam ou quanto o fazem parece até uma "esmola" !
2 - Que realmente a IPB neste sentido parece a República do Brasil, arrecada-se cada vez mais, contudo a aplicação desses recursos nem sempre chegam até os locais que precisam ou que solicitam, seja o recurso financeiro ou o apoio! Mas convenhamos, como podem pedir se não colaboram? Quanto ao documento que estabelece emenda que os dízimos das Igrejas sejam enviados aos Presbitérios e o SC receberia 50% desses dízimos (ou seja dos presbitérios). A idéia é boa, estou de acordo, mas a tramitação dela que é complicada, é necessário 2/3(dois terços) dos presbitérios, no mínimo 1 ano nesta instância e mais 4 até o próximo SC.
O que vejo de bom - iria estimular e muito aquelas que não contribuiem a começar, fortalecer os projetos missionários regionais além de viabilizar e aproximar os recursos e fiscalização na área geográfica da igreja que está colaborando.
Então vamos pensando e orando!
Tem ainda INDICAÇÕES para os mais diversos cargos...Estão indiciando o Rev. Roberto para presidente novamente, mas eu me recordo em Aracruz (2006) ele disse que seria o último mandato! Não tenho nada contra, só estou recordando o que ele disse! Bom; indicar podem, talvez ele mencione o que falou e recuse, é um direito, ou ainda, talvez peça perdão(falar precipitadamente) pelo que disse e aceite!
Ah! De novo quanto ao pagamento do obreiro(ministros); pedindo esclarecimentos quanto a forma, procedimentos e  o "bendito" Imposto de Renda na fonte que DEVERIA ser descontado (quando for o caso). Simples de resolver, monta-se uma cartilha em termos bem simples e enviar a cada Igreja, mas vou adiantando, em outros presbitérios eu já tentei, mandei mensagem de orientação pastoral/administrativa e alguns "nem se deram por avisados"!
Queridos leitores deste blog, vou continuar lendo os documentos e daqui uns dias publico o que achar interessante!
PAZ, só em Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário